segunda-feira, 31 de maio de 2021

MARIA, MÃE DE DEUS

Na saudação de Isabel, Maria é chamada de mãe do meu Senhor. No começo do livro de João, o Verbo que se fez carne era Deus, Jesus Cristo.

Não há o que discutir que Jesus é Deus. Então, Maria é mãe de Deus. E pronto!

JESUS DEFENDEU A TRADIÇÃO ORAL

Em Mateus 28, 20 Jesus Cristo quando dava suas últimas instruções aos seus discípulos, disse que eles deveriam ensinar-lhes a observar tudo o que ele, Jesus Cristo, tinha ordenado.

Essa passagem das Escrituras é uma das mais lidas quando evangelizamos. Ela passa a ideia de que Jesus ensinou muitas coisas que não estão escritas nos Evangelhos ou em qualquer outro lugar do Novo Testamento.

O apóstolo e evangelista João escreve no Evangelho que leva seu nome uma hipérbole nos seguintes termos: Jesus fez muitas outras coisas. Se todas elas tivessem sido escritas, o mundo inteiro não conter os livros. (Jo 21,25).

Portanto, a Sola Scriptura é um dos grandes erros das religiões da revolução religiosa do século XVI.

UM FARISEU DIFERENTE

Quando um certo escriba se dirigiu a Jesus e indagou: 

"Qual é o primeiro de todos os mandamentos?"  

Jesus responde e depois diz: "Não estás longe do Reino de Deus!" (Marcos 12,34).

Apesar de todas as discordâncias que ele tinha com os fariseus e doutores da lei, ele viu naquele fariseu uma luz de entendimento do Evangelho que pregava. 

Como veem, nem todos os fariseus se comportam como tal. Os equívocos acerca da Palavra e outras do gênero os impedem de serem legítimos cristãos, mas nem todos são assim. 


domingo, 30 de maio de 2021

EVANGELHO SEGUNDO JOÃO, 11, 45-56

Depois de alguns judeus virem o que Jesus fizera na casa de Maria, creram nele, diz o versículo 45 do capítulo 11, do Evangelho de João. 

Outros, na contramão, preferiram decidirem matar Jesus (versículo 53). 

O trecho do Evangelho de hoje mostra os dias finais da vida terrena do Mestre, já próximo à Páscoa. De um lado, os que buscavam a verdade de uma forma sensata. Uma busca honesta, séria. Do outro lado, os que buscam a verdade à sua maneira, sem cuidar daquilo que estão fazendo. 

QUEM GANHA, PERDE

 "Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la, e quem a perde vai conservá-la".

Foram palavras proferidas pelo Mestre quando instruía seus discípulos. A lógica e ótica de Jesus é bem diferente da nossa. Parece coisa sem sentido, mas não é.

O grave é que a cada dia aparecem atrações que nos levam à ganhar a vida terrena e perder a outra.

Lucas 17, 33.

sábado, 29 de maio de 2021

O QUE IDOLATRIA NÃO É

Fala-se hoje em idolatria como se fosse qualquer coisa. Vejo muita gente referir-se a um cantor, jogador de futebol, ator, etc como um ídolo. E às vezes recorrem à bíblia para confirmar.

Há até quem diga que "Jesus é meu ídolo". 

Imaginem a que ponto a palavra ídolo chegou. Se querem citar a bíblia, não digam que um cantor é um ídolo, a não que ele esteja ocupando o lugar de Deus ou a palavra ídolo tenha outro sentido, fora do contexto da bíblia. Só pelo fato de irmos ouvi-lo cantar porque gostamos de suas músicas, não se configura idolatria. Idolatria, segundo as Escrituras é outra coisa.

Dizemos até que adoramos nossa mãe, mas aposto com quem quiser que jamais queremos colocá-la no lugar de Deus. Adorar toma o sentido de admirar.

Alguém do lado de Calvino não compreende o que publiquei. 

Mais uma vez, o livre exame das Escrituras fala mais alto. Cada um alega ser inspirado para compreendê-la. Uma pena que não se perceba isso e não se convertam desse equívoco enquanto é tempo.

AS PESSOAS NÃO QUEREM PRECISAR DE DEUS

O mundo contemporâneo está a cada dia ficando mais liberal em todos os segmentos. Essa prática se estende à vida pessoal, política e sobretudo religiosa.

Em consequência, quando as pessoas vivem essa liberalidade ao extremo, muitas delas ainda têm tempo de buscarem ajuda. Umas buscam na religião. Outras vão ao psicólogo. Outras apenas mergulham na leitura de livros de autoajuda. Estes ensinam com a maior convicção que não precisamos mais de ninguém a não ser de nós próprios. 

Ou seja, a felicidade da gente está em nós mesmos. Se quisermos ser felizes é só buscar dentro de si que a encontramos. 

Muitas vezes essa técnica não funciona. E daí? Ainda para outros há tempo de buscar a religião. Se tiverem a sorte de baterem na porta certa, ainda bem. Se não...

Elas não precisam de Deus até num certo ponto. Quando o parafuso arrocha, então Deus será tudo.

Só em Deus é que felicidade verdadeira reside. E olhe que estou falando do Deus pessoal, que é justo e cuida das pessoas que pedem a ele misericórdia.  

O ESPLENDOR DA VERDADE

"O esplendor da verdade brilha em todas as obras do Criador, particularmente no homem criado à imagem e semelhança de Deus. (cf Gn 1,26): a verdade ilumina a inteligência e modela a liberdade do homem, que, deste modo, é levado a conhecer e amar o senhor. Por isso, reza o salmista: Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz da vossa face (Sl 4,7)"

(O Esplendor da verdade, carta encíclica de João Paulo II)

sexta-feira, 28 de maio de 2021

MÊS DE MAIO

Todos os anos, a mãe de Jesus é homenageada no mês de maio, que também é das noivas.

Há quem não entenda que uma mulher seja tão badalada durante trinta e um dias. 

"Para quê isso? " dizem o que não entendem do assunto. Para que falar tanto de Maria, se Jesus Cristo é quem salva. 

Em poucas palavras dá para explicar. Durante as missas e celebrações da Palavra, em todo o ano, a mãe de Jesus não é o centro e às vezes nem é lembrada. 

"Por que?"

Porque o centro do cristianismo e das celebrações é Jesus Cristo e não sua mãe, Maria. Maria é bem-aventurada, bendita e foi dito que ela seria lembrada para sempre. Ela não é um alguém na Bíblia que seja coadjuvante. É muito importante, cheia  de graça.

RELATIVISMO

Deus é absoluto e nós, relativos, muito relativos.

Assim diz nossa fé.

A MÃE MAIS IMPORTANTE

A mãe mais importante na Bíblia é a mãe de Jesus Cristo. Disso não devemos ter dúvida.

Se folhearmos todos as passagens, veremos que ela é a mãe mais importante porque é mãe do Salvador.


BÍBLIA EM VERSOS

Deus fez um firmamento
Para as águas separar
Deu o nome de céu
O segundo dia ia chegar.

Por ordem de Deus
Juntaram-se num só lugar
As águas debaixo do céu
E "terra" foram chamar.

Deus viu que era bom
Por isso chamou mares
Ao ajuntamento das águas
Que deu ao ambiente novos ares.

(Gênesis 1, 6-10) 

quinta-feira, 27 de maio de 2021

IDOLATRIA É ASSUNTO QUE RENDE

Um dos assuntos que rende mais na área teológica católica-protestante é o assunto concernente à idolatria. Tudo passa pelo conceito. o que cada um acredita é o que faz a diferença.

Como todos recorrem às Escrituras, então vamos.

Nas Escrituras os casos de idolatria não passam nem perto do que vemos hoje. A idolatria daquele povo consistia numa troca do Deus de Abrãao, Isaque, Jacó, o Criador, portanto, por seres palpáveis.

Quando Moisés subiu o monte e demorou, os idólatras trataram logo de arranjar um deus para substituir o que há pouco tempo diziam servir.

Quando os profetas do lado de Elias e os de baal entraram em confronto, os idólatras de baal também punham a confiança numa escultura. O deus deles era aquilo mesmo.

A divergência eterna entre católicos e protestantes acerca do assunto reside no fato de cada um entender o significado de idolatria de maneira diversa. Os católicos apenas veneram e até carregam em procissão as imagens, mas não acreditam que estão carregando Deus ou santos vivos. Apenas carregam uma imagem.

Não sei porque os críticos das imagens não criticam os israelitas que carregaram durante quarenta anos imagens pelo deserto. Ou porque não criticam a si mesmo quando carregam pelas ruas a bíblia (mesmo sendo desfalcada) e fotos de pioneiros da fé. A bíblia é um livro que deve ser venerado, mas não adorado.


MINHA IGREJA

 "...edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela".

A declaração acima é de Jesus em resposta a uma confissão de Pedro. Olhem que Jesus diz que a igreja é dele, e não de Pedro ou de qualquer outra pessoa.

Atentem para isso.


CATÓLICO QUER DIZER UNIVERSAL

A palavra católico quer dizer universal. Jesus disse aos discípulos que deveriam fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19).

BENDITA ENTRE AS MULHERES

Maria, a mãe de Jesus, ouviu dos lábios de Isabel, sua parenta, que ela era bendita entre as mulheres. Além disso, ela reconheceu em Maria a mãe de seu Senhor.

Isso já basta para dizermos que ela  é diferente de todas as outras mulheres no mundo.

Lucas, 1,42 e 43

A FÉ DOS OUTROS

Trouxeram a Jesus um paralítico por cima do teto, por causa da imensa multidão. "Jesus vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: filho, perdoados te são os pecados". Mc 2, 3-5.

De fato, o que moveu o Mestre para a cura do paralítico foi a fé dos outros e não a do próprio.

Como veem, as coisas relativas a Deus quase sempre é um mistério.

BÍBLIA EM VERSOS

No começo de tudo
O Criador
O Céu, a Terra, a luz
Ele criou.
A Terra, sem forma.

Estava vazia
O abismo as trevas cobriam
Haja luz, e houve luz
Aquele quadro
Pouco sentido fazia.

Luz e trevas
Ele separou
A luz, dia
Ele chamou.

Depois disso
O primeiro dia
Terminou
Noite, às trevas chamou.

Gênesis 1, 1-5


quarta-feira, 26 de maio de 2021

JESUS CRISTO E AS RELIGIÕES

Será que Cristo veio fundar mais uma religião? Já existem tantas, para que mais uma? A maior parte das religiões não possui um fundador. Uma pequena parte começou com um grande santo ou profeta, como por exemplo; Buda, Maomé, Condúcio, Krichna, Moisés.  (Padre Paulo Gozzi)



terça-feira, 25 de maio de 2021

YOUCAT RESPONDE

De onde obtém o ser humano a sua alma?

A alma humana é criada diretamente por Deus. Não é produzida pelos pais. 

A alma de uma pessoa não pode ser produto de um desenvolvimento evolutivo da matéria nem o resultado de uma fusão genética do pai e da mãe. A Igreja explica da seguinte forma o mistério de cada ser humano vindo a este mundo ser uma pessoa única e espiritual: ao ser humano Deus dá uma alma imortal, ainda que ele, pela morte, perca o seu corpo, para o reencontrar na ressurreição. Dizer "tenho uma alma" significa afirmar: "Deus criou-me não apenas como um ente, mas como pessoa, e chamou-me a uma relação com ele que nunca mais termina".

DEIXAR TUDO

O apóstolo Pedro diz a Jesus que deixaria tudo para segui-lo. A resposta de Jesus é quem fizer isso, receberia cem vezes mais agora e no futuro a vida eterna. As perseguições acompanharão.(Evangelho Segundo Mateus, 10,28-31)

segunda-feira, 24 de maio de 2021

UMA IGREJA APOSTÓLICA

Uma Igreja apostólica tem a característica de ter raízes nos apóstolos ou pelo menos estar próximo dos apóstolos.

Tirando as contrainformações acerca do assunto, fica pelo menos a certeza de que a Igreja Católica é mais apostólica do que todas as outras juntas.

As que se dizem igreja hoje são no máximo do século XVI. Há outras que estão sendo fundadas neste momento. Mesmo as mais velhas não chegam nem perto de uma era apostólica.

NOSSA MÃE

O evangelho segundo João,  - 19-25-34 - narra aquilo que chamamos de nossa adoção de filho de Maria, a mãe de Jesus.

Jesus refere-se a João, olhando para Maria: Eis aí o teu filho!
Jesus refere-se a Maria, olhando para João: Eis aí tua mãe!

domingo, 23 de maio de 2021

YOUCAT RESPONDE

O que é a alma?

A alma é o que faz cada pessoa ser humana, isto é, o seu princípio de vida espiritual, o seu íntimo. A alma faz com que o corpo material se torne um corpo vivo e humano. Através da alma, o ser humano torna-se um ente que pode dizer "eu" e permanece diante de Deus como um indivíduo inconfundível.

sexta-feira, 21 de maio de 2021

SEGUE-ME!

O Evangelista Mateus narra  o seguimento dos doze, inclusive o "segue-me" de Jesus a Pedro. É em 4,19: "Jesus disse-lhes: segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens".

Depois de ressuscitado, o Mestre repete para Pedro o "segue". Antes, porém, indaga três vezes a mesma pergunta: Tu me amas? (João 21, 15-19).


quinta-feira, 20 de maio de 2021

DUAS PESSOAS

A doutrina da Trindade é, de longas datas, questionada pelos estudiosos no assunto. São os livre-pensadores que fazem das Escrituras um livro comum e não conseguem "captar" o mistério da fé porque não têm fé.

A Igreja Católica expõe seu pensamento através do Catecismo: 

Cremos firmemente e afirmamos simplesmente que há um só verdadeiro Deus eterno, imenso e imutável, incompreensível, todo-poderoso e inefável, Pai, Filho e Espírito Santo: Três Pessoas, mas uma Essência, uma substância ou Natureza absolutamente simples. (Capítulo 202)

O Evangelho da liturgia de hoje - João 17,20-26 - Jesus expõe, em sua famosa oração sacerdotal, claramente, para não deixar dúvida a ninguém que há uma unidade entre ele e o Pai. Jesus e o Pai são um, em união, mas são duas pessoas divinas. 


quinta-feira, 6 de maio de 2021

SEITA: O QUE É?

Seita é

Um grupo religioso só vira seita na hora em que começar a se fechar dentro de si mesmo e os membros desse grupo começarem a achar que só eles vão para o céu, que o mundo não presta, que as pessoas não prestam, são todas pecadoras, só eles é que são santos, só eles é que conhecem a verdade. A luz da verdade que descobriram é tão forte que os deixa cegos, tão cegos que não são mais capazes de enxergar tudo o que existe de bom e verdadeiro em outros grupos religiosos. (Do livro "Com o lidar com as seitas", de padre Paulo H. Gozzi)

quarta-feira, 5 de maio de 2021

JESUS COMO VIDEIRA

Evangelho Segundo João, 15, 1-8

Para explicar sua importância na salvação dos humanos, Jesus usa a metáfora da videira, uma árvore muito conhecida de todos daquela época.

A videira verdadeira era Jesus. Os discípulos, os ramos, ligados ao pé de videira. Quem ficar desligado da planta, murchará e morrerá.

terça-feira, 4 de maio de 2021

A MINHA PAZ VOS DOU

Evangelho Segundo São João, 14, 27-31

O tema da paz é recorrente na boca de Jesus em relação aos seus seguidores.

Na aparição aos discípulos, Jesus proclama: "A paz esteja convosco" Ele falava para um povo que não estava com a paz. Seus discípulos estavam desassossegados com a morte do Mestre com medo do poder romano.

As palavras de Jesus serviram como refrigério. 

"Na casa de meu Pai há muitas moradas". Ele preparava as pessoas para a vida e para a morte. 

O PRINCÍPIO

No princípio, Deus criou o céu e a terra . (Gn 1,1) O Criacionismo está arraigado e enraizado na mente das pessoas que creem em Deus.  É art...