segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

TEU PAI TE DARÁ A RECOMPENSA

Em Mateus 6,6 o Mestre ensina em que circunstâncias deveríamos orar. Era um ensinamento especial para os que ficavam exibindo em praça para ser visto por todos como piedosos.

Jesus, como sempre, dá a lição. "Quando orares, entra no teu aposento e ora a teu Pai... ele te recompensará.



domingo, 27 de fevereiro de 2022

YOUCAT

De que forma Deus criou o ser humano "homem e mulher"?

Deus, que é o amor e o arquétipo da comunhão, criou o ser humano de tal forma que este, sendo homem ou mulher, anseia pela realização e a totalidade no encontro com o sexo oposto. Os homens e as mulheres têm absolutamente a mesma dignidade, ainda que exprimam, no criativo desenrolar do seu ser masculino e feminino, aspectos distintos da perfeição de Deus.

Deus não é homem nem mulher; todavia, ele revelou-se como paterno (Lc 6,36) e materno (Is 66,13). No amor do homem e da mulher, especialmente na comunhão matrimonial, em que o homem e a mulher se tornam uma so carne (gn 2,24), o ser humano pode pressentir a felicidade da união com Deus, na qual ele achará a definitiva totalidade. Tal como o amor de Deus é fiel, também o amor deles procurar ser fiel; e este é criador, analogamente ao amor de Deus, pois do matrimônio surge vida nova.



BATEI E A PORTA VOS SERÁ ABERTA

Pela boca de Mateus - 7,7 - Jesus dá muitas instruções práticas da vida cristã e do nosso quotidiano. Entre elas está o ato de bater. 

Jesus ensina que devemos insistir no ato de orar. E vai mais longe: Se vós, que sois maus, dais aos filhos o que é bom, por causa do ato da insistência, imagina o Pai, que é bom.


sábado, 26 de fevereiro de 2022

MAIOR DO QUE JONAS

A passagem de Mateus 12, 38-42 narra o que disse Jesus quando alguns da multidão - talvez fariseus - pediam sinais. 

Jesus recorda a história, ao lembrar que o profeta Jonas é um sinal do passado, como ele, Jesus, maior do que Jonas, é sinal do presente.

Jonas escondeu-se de Deus e recebeu uma lição de que deveria assumir sua missão de profeta (Jn3).


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

NÃO SEJA ASSIM ENTRE VÓS

Então Jesus os chamou e explicou: “Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que são as pessoas importantes que exercem poder sobre as nações."

Os que governam os povos têm um comportamento diferente do discípulo.

É o conselho de Jesus aos seus discípulos daquele tempo e de hoje (Mateus, 20,26).


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

PALAVRAS DURAS DE SÃO TIAGO E JESUS CRISTO

A carta de Tiago  - 5,1-6 - e o Evangelho Segundo Marcos - 9,41-50 - narram assuntos parecidos. 

Tiago fala dos perigos que os ricos estão incorrendo por darem valor às riquezas adquiridas com o suor dos trabalhadores. Esse fato chegou aos ouvidos do Senhor. A coisa não vai ser boa para aqueles.

Um sermão dirigido aos discípulos por Jesus conforma os discípulos, pequeninos. Quem fizer um benefício, mesmo que pequeno, será recompensado. Adverte também para que tenham cuidado com as coisas que podem atrapalhar para entrar na vida eterna. 

AMAI OS VOSSOS INIMIGOS

'Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem." (Mateus 5, 44)

O Evangelho nos chama de forma contundente, a amarmos os inimigos. Foi no conhecido Sermão da Montanha que Jesus fez um duro discurso que fez todo mundo arder as consciências e ainda está fazendo efeito em todos os que leem.


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

NÃO PASSAMOS DE UMA NEBLINA

O recado de Tiago acerca da vida é bem conhecida e dito por muita gente: passamos aqui uma chuva, ou uma neblina. Ou ainda como diz o poeta popular: 

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai.

Por isso, nossos projetos, principalmente aqueles de ganhar muito dinheiro passa inevitavelmente pelo crivo de Deus.

Dizer que vai fazer isto ou aquilo sem primeiro dizer "se o Senhor quiser" é um erro. Ou seja, "...toda arrogância deste tipo é um mal"  (Carta de Tiago 4,13-17).

ATITUDE DE DOIS HOMENS

Evangelho segundo S. Lucas 18,9-14.

Naquele tempo, Jesus disse também a seguinte parábola, a respeito de alguns que confiavam muito em si mesmos, tendo-se por justos e desprezando os demais: 

«Dois homens subiram ao templo para orar: um era fariseu e o outro, cobrador de impostos.

O fariseu, de pé, fazia interiormente esta oração: 'Ó Deus, dou-te graças por não ser como o resto dos homens, que são ladrões, injustos, adúlteros; nem como este cobrador de impostos.

Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo quanto possuo.' 

O cobrador de impostos, mantendo-se à distância, nem sequer ousava levantar os olhos ao céu; mas batia no peito, dizendo: 'Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador.'

Digo-vos: Este voltou justificado para sua casa, e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.»

Há duas atitudes de dois homens no Evangelho de hoje. São duas atitudes que perpassam os séculos. Até parece  que Jesus estavam falando com o povo do século XXI.

A mesma história se repete. Incrível mesmo.


terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

DE PEDRO A FRANCISCO

É indiscutível o primado de Pedro e o cargo que recebeu de Jesus Cristo para ser o líder universal em todos os tempos e não um líder de algumas igrejas por algum tempo, ou seja, até morrer, sem que houvesse uma continuação.

Se não querem admitir que Pedro tenha sido o primeiro papa, que acreditem na Bíblia quando diz que Jesus Cristo entregou a Pedro os destinos da Igreja.

A sucessão até Francisco foi longa, mas tem sido uma sucessão baseada na Bíblia. Ou pelo menos do jeito que os padres da antiguidade interpretaram a mesma.


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

PATRIMÔNIO DE FÉ

A Igreja tem um patrimônio de fé que os outros grupos religiosos não veem a sombra dela.

Se analisarmos de maneira superficial, sem delongas ou aprofundamentos, veremos que a Igreja consegue arregimentar todos os outros grupos religiosos do mundo, em todas as épocas e em todos os lugares.

Na Semana Santa, podemos ver o mundo sendo sacudido pela tradição boa de se viver o que viveu-se há mais de dois milênios, na Palestina.

Há grupos religiosos que se fossem fazer o mesmo, não poderiam, porque não têm tradição e seus líderes são frágeis. Conseguiram revolucionar o mundo num determinado tempo. Foi o que ocorreu com Lutero. Sem sombra de dúvida, conseguiu mexer com as estruturas da igreja de forma positiva, mas fora disso, só trouxe coisas negativas para o Cristianismo. Ele não fez uma reforma, mas uma revolução religiosa, á guisa dos rebeldes que conhecemos na Bíblia.

Uma das coisas negativas foi a difusão do livre exame das Escrituras e a consequente divisão da base religiosa, qual uma mitose da célula.

Toda a tradição religiosa da Igreja é um patrimônio inigualável.


domingo, 20 de fevereiro de 2022

BÍBLIA EM VERSOS

Segundo a sua espécie
Os seres vivos produziu
Mas uma vez era bom
Deus assim o viu.

Chegou a vez da criação
do ser por excelência
Era o homem e a mulher
Para reinar como Deus quer.

Seu reinado sobre a terra
Incluía o frutificar
E numa vida a dois
Devia os seres multiplicar.

A comida do homem
Sairia das árvores, dos animais
Terminava, assim a obra
Nada tinha a fazer mais.

(Gênesis 1, 24-31)



INSTRUÇÕES DO MESTRE

O Evangelho Segundo Lucas (6,27-38) narra algumas instruções dirigidas aos seus discípulos. Parece ser àqueles mais próximos, pois estes é que precisam fazer a diferença em relação aos nominais e aos que não são.

Fazer o bem aos que nos fazem mal e dar o rosto para que aplique a segunda bofetada - tipo aprumar o lado - são duas instruções bastante originais em relação ao que os não religiosos não costumam ouvir ou praticar.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

SEDE PASTORES DO REBANHO DE DEUS

O apóstolo Pedro, líder da Igreja em todo o mundo, instrui os pastores para que exerçam seu ministério sem ganância, mas com ânimo pronto. (I Pe 5,2)






terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

A PORTA DA FÉ

A Porta da Fé (Cf.At 14,27), que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É preciso cruzar esse limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma. Atravessar essa porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. Esse caminho tem início no Batismo (Cf. Rm 6,4), pelo qual podemos dirigir-nos a Deus com o nome de Pai, e está concluído com a passagem através da morte para a vida eterna, fruto da ressurreição do Senhor Jesus, que, com o dom do Espírito Santo, , quis fazer participantes da sua própria glória quantos creem nele (Cf. Jo 17,22). Professar a fé na Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo - equivale a crer num só Deus que é Amor (Cf. 1Jo 4,8): o Pai, que plenitude dos tempos enviou seu Filho para a nossa salvação; Jesus Cristo, que redimiu o mundo no mistério da sua morte e ressurreição; o Espírito santo, que guia a Igreja através dos séculos enquanto aguarda o regresso glorioso do Senhor. (Bento XVI)




segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

UM ANJO FALOU COMIGO

Precisamos ter muito cuidado com visões e aparições. Tem gente que desde pequeno costuma ver coisas. Existem na igreja pessoas que têm revelações. são fenômenos místicos especiais e particulares. A igreja universal jamais obrigou alguém a acreditar nessas revelações. Se elas nada têm contra a doutrina tradicional revelada nos evangelhos, tudo bem. São permitidos. Acredite quem quiser. Há até devoções muito boas, que ajudam as pessoas a vrescer na fé cristã. Coração de Jesus, Fátima, Lourdes, Guadalupe, etc.

(Do livro "Como lidar com as seitas", do Padre Paulo H. Gozzi, p. 30)

domingo, 13 de fevereiro de 2022

MUITOS DOS DISCÍPULOS E GRANDE MULTIDÃO DE GENTE

Lucas narra sobre duas categorias de ouvintes da pregação de Jesus: muitos discípulos de grande multidão de gente. (Lucas 6, 17. 20-26)

De um lugar plano, o Mestre prega acerca das bem-aventuranças. É uma exposição que faz uma ponte  com o Velho Testamento, única parte das escrituras daquela época e também conhecida de alguns ouvintes, entre eles os da multidão. Entre estes havia os que estavam ali apenas por curiosidade ou à procura de milagre de cura ou ainda um pão multiplicado.

O ouvido dos que viviam apegados à lei mosaica ou eram descendentes de pessoas que perseguiram os profetas deve ter ficado ardendo em brasa.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

UMA MULHER DE FÉ E SEM AFOBAÇÃO

A passagem do evangelho de Marcos 7, 24-30 mostra a fé extraordinária de uma mulher que tinha uma filha com um demônio.

Era uma fé autêntica. A resposta que Jesus deu a ela quando esta quando fazia o seu pedido não era pra qualquer um insistir. Muitas outras pessoas no lugar dela ficariam afobadas e sairiam falando mal do Mestre. O que ela fez? Argumentou de tal forma que Jesus confirmou sua fé verdadeira.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

O QUE TORNA ALGUÉM IMPURO

O que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior (Mateus 7,15).

O discurso de Jesus é para uma multidão de ouvintes cumpridores da lei mosaica. Pelo o que narra Mateus, praticamente ninguém entendeu as palavras de Jesus. Foi preciso o Mestre esclarecer: todos os alimentos são puros. O que torna impuro é o que sai do coração e não o que entra no corpo.


O PRINCÍPIO

No princípio, Deus criou o céu e a terra . (Gn 1,1) O Criacionismo está arraigado e enraizado na mente das pessoas que creem em Deus.  É art...