sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

YOUCAT RESPONDE

Se Deus sabe tudo e tudo pode, por que não evita o mal?

Deus só permite o mal para fazer surgir dele algo melhor (São Tomás de Aquino).

O mal no mundo é um mistério sombrio e doloroso. O próprio Crucificado perguntou ao seu Pai: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? (Mateus 27,46) Muito dele é incompreensível. Mas de algo temos a certeza: Deus é cem por cento bom. Ele nunca pôde ter sido o autor de algo mau. Deus criou o mundo bom, embora ainda não aperfeiçoado. Com violentas falhas e penosos processos, ele desenvolve-se até à definitiva perfeição. Pode distinguir-se aquilo que a Igreja chama de mal físico, como uma deficiência ingênita ou uma catástrofe natural, do mal moral, que atinge o mundo pelo abuso da liberdade.
A pergunta decisiva não é, portanto, como se pode crer num Deus bom, se há tanto mal?, mas como poderia o ser humano, com coração e inteligência, suportar a vida neste mundo se não existisse Deus? A morte e a ressurreição de Cristo mostram-nos que o mal não tem a primeira nem a última palavra: do pior dos males Deus fez surgir o bem absoluto. Nós cremos que Deus, no Juízo Final, acabará com toda a injustiça. Na vida do mundo vindouro, o mal não terá mais lugar e o sofrimento acabará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PRINCÍPIO

No princípio, Deus criou o céu e a terra . (Gn 1,1) O Criacionismo está arraigado e enraizado na mente das pessoas que creem em Deus.  É art...