sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

EVANGELHO DE HOJE

Mateus 5, 20-26

A pregação de Jesus dirigida aos seus discípulos é direta:

Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. (v. 20)

A justiça praticada pelos religiosos da época de Jesus era péssima. Era baseada num legalismo e ainda por cima, mal interpretado. A lei de Jesus não era tão leve, mas não impossível de se praticar.


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

EVANGELHO DE HOJE

Mateus 7, 7-12

O Evangelho de hoje ensina duas lições singelas e lógicas: o pedir e algo relacionado à empatia.

As crianças captam muito cedo a lição de como pedir, enquanto os mais experientes cristãos não aprendem nunca que Deus quer insistamos nos pedidos.

Pedi e vos será dado! (v. 7)

Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. (v. 12)

YOUCAT RESPONDE

Para que criou Deus o ser humano?

Deus fez tudo para o ser humano. Deus criou o ser humano, a única criatura a ser querida por Deus em si mesma. (Gaudium et spes, n° 24), para ser feliz. Isso acontece à medida que ele conhece Deus, o ama, o serve e vive com gratidão diante do seu Criador.

A gratidão é o amor reconhecido. Quem é grato volta-se, na liberdade, para o Autor do Bem e começa com ele uma relação nova e mais profunda. Deus gostaria que conhecêssemos o seu amor e vivêssemos desde já toda a nossa vida numa relação com ele. Esta relação permanece eternamente.

O TESTEMUNHO DO ARCO-ÍRIS

"E eu convosco estabeleço o meu concerto, que não será destruída toda a carne pelas águas do dilúvio; e que não haverá mais dilúvio para destruir a terra.

E disse Deus: Este é o sinal do concerto que ponho entre mim e vós, e entre toda  a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.

O meu arco tenho posto na nuvem, este será por sinal do concerto entre mim e a terra". (Gênesis 9, 11-13 - Tradução de João Ferreira de Almeida)

Hoje vi isso aí que descreve o antigo texto das Escrituras Sagradas. Havia um mundão de chuva, mas logo se transformou em pequena neblina.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

GANHAR O MUNDO INTEIRO

Lucas 9,22-25

Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la, diz Jesus Cristo. 

A vida é o que temos mais de precioso, mas Jesus pede que a gente precisa perder a vida por causa dele, para que possa ganhá-la depois. A lógica é essa: Jesus deu a vida por nós e nós devemos entregar a vida por causa dele. E ganhar o mundo inteiro é perder a vida.

Proposta radical essa de Jesus.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

CINZAS

As cinzas simbolizam a condição do ser humano. Ele se transformará em cinza, mais cedo ou mais tarde.

domingo, 14 de fevereiro de 2021

EVANGELHO DE HOJE

Evangelho de São Marcos, 1, 40-45

A fé do homem curado da lepra é um exemplo de fé em que a pessoa se joga aos pés do outro, na certeza que ele vai defendê-lo. 

Uma lepra naquela época não tinha jeito. Só mesmo nos tempos do profeta Eliseu é que se tinha notícia de cura.

Jesus manda o homem mostrar ao sacerdote para que este atestasse a cura. Não se tem notícia da repercussão que o sacerdote deu àquele fato, mas provavelmente ele ficou de orelha em pé. 

O curado desobedeceu a ordem do Mestre de que não devia contar a ninguém, pois a fama aumentou tanto que não podia mais entrar publicamente na cidade e tinha que ir para o deserto. Lá, as multidões iam atrás. Não precisava marcar previamente.

sábado, 13 de fevereiro de 2021

COMPAIXÃO PELO POVO

Evangelho de São Marcos, 8,1-10

O milagre da multiplicação é uma das extraordinárias passagens dos Evangelhos.

As pessoas estavam necessitadas de Jesus. Assim, ele mostrou o poder de Deus nele, que era e é Deus. Não foi, de jeito nenhum, como alguns intérpretes querem forçar uma interpretação sociológica. Chegam a dizer que o que houve foi o milagre da partilha. O Mestre deu uma lição de um bom administrador ao delegar tarefas aos discípulos, depois que a multidão estava sentada. A partilha existiu, mas não pode ser o foco. Ele tinha compaixão das pessoas necessitadas, sem, contudo, fazer militância de qualquer natureza. Queria mostrar que vinha de Deus.

Dali as pessoas saíram com uma boa impressão daquele homem, apesar de muitos terem se esquecido, inclusive os discípulos no episódio do mar.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

ELE TEM FEITO BEM TODAS AS COISAS

Evangelho de São Marcos, 7, 31-37

Um homem surdo, que falava com dificuldade, foi levado a Jesus. Depois de libertá-lo, o ex-doente passa a se comunicar bem com as pessoas e a ouvir também.

O testemunho do povo a favor de Jesus o faz cada dia mais conhecido na região: "Ele tem feito bem todas as coisas".

YOUCAT RESPONDE

O que significa dizer que o ser humano foi criado à "imagem de Deus"?

Ao contrário das coisas sem vida, das plantas e dos animais, o ser humano é uma pessoa dotada de espírito. Esta propriedade vincula-o mais a Deus que às outras criaturas visíveis.

O ser humano não é algo, mas alguém. assim como dizemos que Deus é pessoal, dizemos o mesmo do ser humano. um ser humano logra pensar para além do seu horizonte imediato e estimar toda a 
amplitude do ser; ele até consegue, a uma distância crítica, conhecer-se a si próprio e trabalhar em si mesmo; enquanto pessoa, ele pode perceber os outros, compreendê-los na sua dignidade e amá-los. Entre todas as criaturas visíveis apenas o ser humano é "capaz de conhecer e amar o seu Criador".  Gaudium et Spes, n° 12. O ser humano está ordenado a viver em amizade com ele.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

NÃO LEVAR NADA PARA O CAMINHO

Somente o cajado

Entre as recomendações de Jesus, quando enviou-os para a missão estava não levar nada material: nem pão, nem sacola, nem dinheiro. A única coisa necessária era o cajado. Provavelmente o instrumento serviria para se equilibrar nos montes. O cajado serve também para descansar um pouco. (Mc 6,7-13)


CORREÇÃO DE DEUS E DO PAI

Estais esquecidos da palavra de animação que vos é dirigida como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor. Não desanimes, quando repreendido por ele; pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho (Pr 3,11s). Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige?  (Carta aos Hebreus12, 5-7)

Em tempos difíceis em que as famílias têm dificuldades de educar os filhos, visto que a escola, a TV e a grande rede chega a tomar primazia, a palavra acima da Carta aos Hebreus torna-se difícil de ser executada e cumprida. 

A correção de Deus e a dos pais são similares: servem como pedagogia e não como algo ruim para os filhos. Infelizmente é isso que é proclamado nesse mundão perdidão.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

APÓSTOLO

Qual a origem de apóstolo?

Do grego apóstolos, e do latim, apostolus, enviado.

Cada um dos mais chegados a Cristo.

Apóstolo é o que evangeliza. É o propagador de qualquer ideia ou doutrina. 

Jesus convocou os doze e deu-lhes poder sobre todos os demônios e para curar doenças. Ele os enviou para anunciar o Reino de Deus e curar os enfermos. (Evangelho de São Lucas, 9,1-2).



terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

YOUCAT RESPONDE

O ser humano tem um lugar especial na Criação?

Sim. O ser humano é topo da Criação, porque Deus o criou à sua imagem. (Gn 1,27)

A criação do ser humano é nitidamente distinta da criação dos outros seres vivos. O ser humano é pessoa, isto é, ele pode,  pela vontade,  e pela inteligência, decidir-se pelo amor ou contra ele.

ABANDONAR A IGREJA?

Diante dos problemas e escândalos que surgem dentro da Igreja, o que fazer?

Abandonar como muitos o fizeram? Ou ir para outra? Que tal fundar uma e dizer que é a verdadeira e não terá nenhum problema?

O padre Paulo Ricardo ilustra o assunto com a seguinte reflexão:

Imagine você a vida na Arca de Noé: os espaços apertados, os animais querendo comer uns aos outros, os barulhos, os fedores, uma tempestade constante de quarenta dias agitando a embarcação, o enjoo causado pelo mar, a família numa proximidade asfixiante... Quem jamais gostaria de ter vivido um episódio semelhante? (blog do padre Paulo Ricardo)

O que você faria se estivesse naquela grande barca?

E arremata:

“Ninguém que põe a sua mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus” (Lc 9, 62).

O PRINCÍPIO

No princípio, Deus criou o céu e a terra . (Gn 1,1) O Criacionismo está arraigado e enraizado na mente das pessoas que creem em Deus.  É art...