quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

YOUCAT RESPONDE

Podemos  relacionar-nos com os anjos?

Sim. Podemos invocar a ajuda dos anjos e pedir-lhes intercessão junto de Deus.

Cada pessoa recebe, de Deus, um anjo da guarda. É bom e conveniente rezar ao anjo da guarda, em benefício seu ou dos outros. Os anjos, por iniciativa própria, também se podem fazer perspectivas na vida de um cristão, como, por exemplo, quando são portadores de uma mensagem ou se fazem bons companheiros. A fé nada tem a ver com os anjos esotéricos.


ATUALIDADE DA BÍBLIA?

Não faltam teólogos e estudiosos livres das Escrituras que interpretam seus textos de uma maneira, para depois acusarem os outros de interpretação ao pé da letra e fora de contexto. Pois "interpretar texto fora do contexto vira pretexto". A frase entre aspas virou lugam-comum no meio teológico.

Os que querem dizer que Jesus teve sua missão centrada na política da época, e morreu tão somente por causa de uma posição política: defesa dos mais pobres - querem dizer que os cristãos hoje também morrerão se tomarem tal posição no contexto social de hoje. Esses, com certeza, citarão o trecho de Hebreus abaixo:

Lembrai-vos dos vossos líderes, que vos ensinaram a Palavra de Deus; observando-lhes atentamente o resultado da vida que tiveram, imitai-lhes a fé. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente! (Hebreus, 13, 7-8)


quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

FAZEI DISCÍPULOS

Para comprovar que a Igreja Católica é apostólica e tem raízes fincadas desde o início do cristianismo, faz-se necessário observar o que Cristo falou sobre o "fazer discípulos":

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. (Almeida Corrigida Fiel)
Mateus 28:19,20

Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. (Tradução da CNBB)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

YOUCAT RESPONDE

O que são os anjos?

Os anjos são criaturas de Deus, puramente espirituais, que têm inteligência e vontade. Não são corporais nem mortais e normalmente não são visíveis. Vivem constantemente na presença de Deus e transmitem aos seres  humanos a vontade de Deus e a sua proteção.

Um anjo, escrevia o cardeal Joseph Ratzinger, "é por assim dizer, o pensamento pessoal com que Deus se dedica a mim." Ao mesmo tempo, , os anjos dedicam-se totalmente ao seu Criador. Eles ardem de amor por ele e servem-no dia e noite. Nunca cessa o seu canto de louvor. Na Sagrada Escritura, designam-se por diabos ou demônios os anjos que renegaram a Deus.

Há um trecho das Escrituras em que uns saduceus - que não acreditavam na ressurreição - contaram a Jesus uma historinha a fim de testá-lo:

Havia um homem que casou e morreu. E assim, os outros seis se casaram com a mesma mulher. Na ressurreição, com qual dos sete pertencerá a mulher, já que todos foram esposa?
"Na ressurreição não haverá homem ou mulher, mas serão como anjos no céu." (Mt 22,23-33)

A pergunta foi descabida e com o único propósito de embaraçar Jesus, já que eles não acreditavam na ressurreição dos mortos. No céu não haverá as mesmas relações que temos por aqui.


sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

YOUCAT RESPONDE

O que é o inferno?

A nossa fé designa por "inferno" o estado do definitivo distanciamento de Deus. Opta por aquele estado quem, em presença de Deus, vê claramente o amor e, apesar disso, não o aceita. Jesus, que conhece o inferno, fala dele como de "trevas exteriores"(Mateus, 8,12). Dito à nossa maneira, ele é mais frio que quente. Supomos, com calafrios, que seja um estado de entorpecimento total e isolamento desesperado de tudo o que traz à vida ajuda, alívio, alegria e conforto.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

LEITURAS DA MISSA DESTE ANO

Classificado como o Ano B, grande parte dos evangelhos deste ano será tirada do livro de São Marcos.

Mas quem foi São Marcos?

Uma velha tradição ou lenda, transmitida de segunda mão, faz do autor um discípulo de Pedro, de quem teria recolhido a informação sobre Jesus. Outros tentaram identificar o autor com a personagem de nome Marcos, que figura nos Atos (12,12; 13,5.1) e envia saudações em Cl 4,10 e I Pedro 5,13, mas, sendo Marcos um nome corrente na época, a identificação é incerta. (Bíblia do Peregrino).

As especulações sobre autores de livros bíblicos me parece algo infrutífero no que tange à fé cristã. Por isso não preciso me estender muito. 


NÃO À INCREDULIDADE

"...Que não se  ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade, levando-o afastar-se do Deus vivo." (Carta aos hebreus, 3, 12)

Os hebreus endureciam os corações, mesmo vendo as maravilhas de Deus no deserto. Era maná e codornizes como alimento. Mordidas de serpentes não faziam mal, caso olhassem para a estátua de bronze. Travessia no Mar Vermelho.

Apesar de testemunhos sobre os prodígios que Jesus fizera, muitos ainda fraquejavam. Os discípulos mais próximos de Jesus ficaram assustados e incrédulos ao verem Jesus flutuar sobre as águas, mesmo tendo visto há poucos dias o milagre dos pães.

Depois de mais de dois milênios, a fé de muitas pessoas também esfria e fraqueja.

RESPOSTA À CHARADA

"Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: “É um fantasma!” – disseram eles –,soltando gritos de terror. Mas Jesus logo lhes disse: “Tranquilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo!” Pedro tomou a palavra e falou: “Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti!”. Ele disse-lhe: “Vem!”. Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”. No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: “Homem de pouca fé, por que duvidaste?”." Mateus 14, 26-31

"Jesus disse-lhes: “Guardai-vos com cuidado do fermento dos fariseus e dos saduceus”. Eles pensavam: “É que não trouxemos pão...”.Jesus, penetrando nos seus pensamentos, disse-lhes: “Homens de pouca fé! Por que julgais que vos falei por não terdes pão? "

São Mateus, 16, 6-8


 


EVANGELHO: A CURA DO LEPROSO

Evangelho de S. Marcos, 1, 40-45

Se queres, pode limpar-me.

Eu quero, sê curado!

Diálogo de Jesus com um leproso. Fala primeiro que não saia propagando o que ele tinha feito. Pede que vá ao sacerdote para atestar a cura.

Provavelmente, Jesus não queria apressar sua missão. Tudo tem seu tempo determinado. A cada ato dele, mais pessoas o procuravam e a fama se espalhava. Tocar em alguém impuro, poderia ser também considerado impuro.

Numa época em que um médico era raro, curar uma lepra era um fato extraordinário. E quem não queria ser curado?


quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

CHARADA BÍBLICA

A quem Jesus chamou de homem bule?

Em outra ocasião, ele chamou outro número de pessoas maior de homens-bule.

YOUCAT RESPONDE

O que é o Céu?

O Céu é o ambiente de Deus, a morada dos anjos e dos santos, e a meta da Criação. Pela expressão "Céu e Terra" designamos o todo da realidade criada.

O Céu não é um lugar no espaço sideral. É um estado no Além. O Céu é onde a vontade de Deus acontece sem resistência. O Céu, é, portanto, quando a Vida está presente em elevada densidade e felicidade, uma Vida como ninguém encontra na Terra. Quando, um dia, com a ajuda de Deus, formos para o Céu, estará â nossa espera algo que "o olho não viu, o ouvido não ouviu e não subiu ao coração de nenhum ser humano: o que Deus preparou para aqueles que o amam" (I Cor 2,9)

CHUVA NA TERRA

"Quando o Senhor Deus fez a terra e o céu, não havia ainda arbustos na terra, nem brotava erva no campo, porque o Senhor Deus não havia enviado chuva à terra, nem homem que cultivasse o campo e abrisse na terra uma fonte para regar a superfície do campo."  Gênesis, 2 (Bíblia do Peregrino)


EVANGELHO - PREGAR: É PARA ISSO QUE VIM

Evangelho de São Marcos 1, 29-39

Jesus cura a sogra de Pedro. Depois cura outros doentes. A cidade se reúne em frente de sua casa. Jesus vai para um lugar deserto rezar. O povo o procura. 

Ao responder a uma observação de todos estavam procurando, Jesus diz que deveria ir a outros lugares, pois foi para aquilo que veio.

sábado, 9 de janeiro de 2021

BÍBLIAS DIFERENTES

Há muita gente que diz muita coisa acerca da religião e mais especificamente da bíblia, mas não checam para saber a realidade da coisa. Uma delas é que toda bíblia é uma coisa só.

Em Lucas 23:42,43, veremos passagens diferentes. As duas primeiras têm o mesmo sentido. A terceira, não. Vejam que os textos abaixo, somente como amostra, pois há muitos outros, desmentem a tão propagada igualdade entre as bíblias.

E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

Tradução João Ferreira de Almeida

E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino! Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso.

Bíblia Ave Maria

Então ele disse: Jesus, lembre-se de mim quando entrar no seu Reino.  E ele lhe disse: Em verdade, eu lhe digo hoje: Você estará comigo no Paraíso.

Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas

EVANGELHO

João 3,22-30

O evangelista São João narra a transição do profeta João Batista para o primo Jesus Cristo. João passa o bastão para Jesus, dizendo uns enredeiros:

Ninguém pode receber alguma coisa se não lhe for dada do céu.

É necessário que ele cresça e eu diminua.


sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

YOUCAT RESPONDE

Se Deus sabe tudo e tudo pode, por que não evita o mal?

Deus só permite o mal para fazer surgir dele algo melhor (São Tomás de Aquino).

O mal no mundo é um mistério sombrio e doloroso. O próprio Crucificado perguntou ao seu Pai: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? (Mateus 27,46) Muito dele é incompreensível. Mas de algo temos a certeza: Deus é cem por cento bom. Ele nunca pôde ter sido o autor de algo mau. Deus criou o mundo bom, embora ainda não aperfeiçoado. Com violentas falhas e penosos processos, ele desenvolve-se até à definitiva perfeição. Pode distinguir-se aquilo que a Igreja chama de mal físico, como uma deficiência ingênita ou uma catástrofe natural, do mal moral, que atinge o mundo pelo abuso da liberdade.
A pergunta decisiva não é, portanto, como se pode crer num Deus bom, se há tanto mal?, mas como poderia o ser humano, com coração e inteligência, suportar a vida neste mundo se não existisse Deus? A morte e a ressurreição de Cristo mostram-nos que o mal não tem a primeira nem a última palavra: do pior dos males Deus fez surgir o bem absoluto. Nós cremos que Deus, no Juízo Final, acabará com toda a injustiça. Na vida do mundo vindouro, o mal não terá mais lugar e o sofrimento acabará.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

JESUS - UM REVOLUCIONÁRIO?

Jesus entra na sinagoga e faz a leitura das Escrituras. Lê uma passagem de Isaías. Deus o consagrou para anunciar a boa nova aos pobres, para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista, para libertar os oprimidos.

Aparentemente ele estaria cumprindo uma missão de um revolucionário. Seria uma libertação do jugo romano? Iria libertar os oprimidos que sofriam com os pesados impostos deste mesmo governo?

Estava ele ali para um cumprimento daquilo que Deus já previra em Isaías. Veio libertar todas as pessoas de seus pecados. Eram os pobres e vazios de Deus. Poderia ser um pobre ou rico.

Evangelho de São Lucas, 4,14-22 e Is 61,1-2.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

NINGUÉM FAZ O QUE QUER NEM FICARÁ IMPUNE

Aparentemente, os atos maus do ser humano passam batido. Aparentemente.

Quando menos se espera, a verdade aparecerá. 

HOJE É DIA DE REIS

Do blog Entretretendo e Sinformando

Mago: Sacerdote dos medos e persas, a quem estavam confiadas as cerimônias do culto religioso. Os magos formavam um verdadeiro conselho consultivo do rei. Passavam por sábios e adivinhos, conhecedores dos mistérios da terra e dos astros. Os três reis magos, Melchior, Gaspar e Baltasar, conforme a tradição, que vieram do Oriente até Jerusalém para adorar o Menino-Deus, guiados pela luz de uma estrela. (Enciclopédia Brasileira Globo, volume 7)

Quando Moisés ficou diante do Faraó para convencê-lo de que Deus era poderoso, Arão lançou a vara e ela transformou-se em serpente.

"O faraó, porém, mandou chamar os sábios e feiticeiros; e também os magos do Egito fizeram a mesma coisa por meio das suas ciências ocultas.

Cada um deles jogou ao chão uma vara, e estas se transformaram em serpentes. Mas a vara de Arão engoliu as varas deles." Livro do Êxodo 7:11,12.


EVANGELHO DE HOJE

São Marcos narra a passagem do caminhar de Jesus sobre as águas. Os discípulos não compreenderam nada "a respeito dos pães". O evangelista conta a história da multiplicação dos pães. O milagre era suficiente para que os discípulos não mais se admirassem com o caminhar de Jesus sobre as águas. É que a fé deles era pouca ou nenhuma. (Mc 6, 45-52)

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

O YOUCAT RESPONDE

Porventura Deus guia o mundo e a minha vida?

Sim, mas de um modo misterioso. Deus conduz tudo ao seu aperfeiçoamento, por caminhos que só ele conhece. O que ele criou não cai um instante das suas mãos.

Deus atua tanto nos grandes fatos da História como nos mais pequenos acontecimentos da nossa vida pessoal; contudo, ele não belisca a nossa liberdade, como se fôssemos marionetes dos seus planos eternos. Em Deus vivemos, movemo-nos e existimos. (At. 17,28)

Deus está presente em todas as vicissitudes da nossa vida, mesmo nas ocorrências dolorosas e nos supostos acasos, aparentemente sem sentido. Deus também escreve direito pelas linhas tortas da nossa vida. O que ele nos e o que nos dá, as situações em que ele nos fortalece e as circunstâncias em que nos pões à prova... tudo isto constitui ocasiões e sinais da sua vontade.

QUALQUER COISA QUE PEDIRMOS

Caríssimos, qualquer coisa que pedirmos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado. (I Carta de São João 3, 22)

A passagem acima isoladamente, podemos interpretar da seguinte maneira: Se fizermos o que Deus quer, poderemos pedir qualquer coisa a Deus que receberemos. É uma interpretação ginasial de um texto. 

Ao olharmos para outras fontes, veremos que com Deus não é assim. Deus é absoluto e soberano e sabe o que é melhor para nós.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

EVANGELHO DE HOJE

Mateus narra os primeiros contatos de Jesus com o povo. Deixa Nazaré e vai pregar o Evangelho do Reino e curar a todos. A palavra-chave é o arrependimento, pois o Reino dos céus está próximo. (Mateus 4)

"Sua fama se espalhou e todos vinham ver/o fenômeno do jovem pregador", cantou padre Zezinho.

domingo, 3 de janeiro de 2021

EVANGELHO: EPIFANIA

 A epifania do Senhor é a aparição de Deus ao povo. Ao encontrar Jesus, os magos prostraram diante dele e ofertaram presentes. Ouro: realeza. Incenso: o sacerdócio. Mirra: a humanidade.

O rei Herodes falou aos magos que queria também adorá-lo. Entretanto, suas pretensões eram outras. Ele não admitia que outro rei tomasse o seu lugar.

O PRINCÍPIO

No princípio, Deus criou o céu e a terra . (Gn 1,1) O Criacionismo está arraigado e enraizado na mente das pessoas que creem em Deus.  É art...